quinta-feira, 6 de novembro de 2008

* Missionários Redentoristas na Bahia.




1935


* Na Bahia, os primeiros redentoristas assumiram a pastoral no Santuário do Senhor do Bonfim 1935, em Salvador. Foram os redentoristas holandeses que pregaram as Santas Missões em muitas paróquias.


1956-1972


* No dia 6 de maio de 1956, chegaram a Bom Jesus da Lapa dois missionários redentoristas da Vice-província Nordestina: Pe. Teofânio Stallaert e Pe. Pedro Canísio de Groot, holandeses, para assumir o trabalho pastoral no Santuário e na região composta de vários municípios.
Durante dezesseis anos, trabalharam em Bom Jesus da Lapa dezenove redentoristas holandeses da vice-Província Nordestina (quinze padres e quatro irmãos religiosos) e um padre brasileiro (Pe. Victor Rodrigues). Desde a sua chegada, os redentoristas realizaram a obra evangelizadora com verdadeiro zelo apostólico e com preocupação de melhoramentos no santuário.
No ano de 1972, os redentoristas da Vice-Província Nordestina deixaram a Lapa porque não tiveram confrades suficientes para atenderem ao trabalho pastoral que aumentava cada ano. Dirigiram-se então, ao Governo Geral da Congregação, em Roma, solicitando a vinda dos redentoristas de outra província, deixando muitas construções.

Pe. Teofânio Stallaert C.Ss.R.



Padres: Clemente,Victor e Lamberto - Bom Jesus da Lapa-BA



1965
* No ano de 1965, os redentoristas canadenses trabalharam na cidade de Juazeiro-BA, não permaneceram muito tempo.

1972...


* O Governo Geral pediu colaboração aos redentoristas da província de Varsóvia (Polônia). Enviando quatro para formarem o grupo missionário da Bahia.




*No dia 08 de dezembro de 1972, o Geral da Congregação, Pe. Tarcísio Ariovaldo Amaral, criou a nova entidade Jurídica: Missão Redentorista da Bahia.



Fonte: Pe. Francisco Micek, C.Ss.R.

Nenhum comentário: