domingo, 9 de novembro de 2008

* Formação e PJVR.



* No ano de 1977, iniciou a Pastoral Vocacional Redentorista. Pe. Francisco Micek foi nomeado promotor vocacional. Em Agosto do mesmo ano, houve um encontro vocacional em Bom Jesus da Lapa, com a presença de 10 jovens.


Encontro vacacional em Bom Jesus da Lapa - 2006

* Enquanto se sonhava com o seminário da Missão Redentorista da Bahia, mandavam os jovens vocacionados para a Província de São Paulo. Foram os confrades da Província de São Paulo que ajudaram de maneira decisiva no princípio do processo de atendimento aos vocacionados.

* No dia 19 de março de 1981, aconteceu a solene inauguração de abertura da Casa de formação São Clemente, no bairro dos Barris, em Salvador. Transferindo a formação de São Paulo para Salvador e esta iniciou-se com sete estudantes de filosofia e um de Teologia. A eucaristia, concelebrada, por todos os padres da missão foi presidida por Dom Tomás Murphy, C.Ss.R, Bispo auxiliar de Salvador.
Atualmente, a comunidade São Clemente é a casa Provincial e da equipe missionária.

* Entre os anos de 1985 e 1986, realizou-se a construção de uma nova casa,no bairro dos Barris em Salvador. Assim,
no início do ano de 1987, foi inaugurada passando a ser comunidade dos postulantes:
“ Comunidade Vocacional Santo Afonso”.
Deixando de ser casa de formação em 2006, torna-se o Centro Missionário Redentorista.
* O Seminário BEATO GASPAR, iniciou-se em fevereiro de 1994, em Bom Jesus da Lapa – BA, para acolher os aspirantes, e permanece até os dias atuais.

* No dia 06 de fevereiro de 1995, foi inaugurada a casa de teologia: “Comunidade São Geraldo”, bairro de Pituaçu-Salvador.Atualmente, casa de filosofia.

* No início do ano de 2007, foi transferida a formação dos teólogos para a comunidade Dom Muniz, em Belo Horizonte-MG, parceria com a Província do Rio de Janeiro.
* A etapa de formação do noviciado da Bahia, inicialmente foi realizado na Província de São Paulo, em Tiétê, depois transferido para Goiás, atualmente é realizado no Noviciado Interprovincial São Geraldo em Campina Grande-PB.
* Para desenvolver um melhor trabalho vocacional na Vice-província da Bahia, foi lançado em novembro de 2007, O projeto “Pró-vocações”, com o intuito de promover uma cultura vocacional na Vice-Província.

Fonte: Pe. Francisco Micek, C.Ss.R.



Nenhum comentário: