domingo, 9 de novembro de 2008

* Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



A Mensagem do Ícone


Esta amável pintura pode parecer estranha aos olhos ocidentais modernos. Não retrata Maria como uma jovem delicada de olhos melancólicos. Seu olhar direto, seus traços fortes, chamam a nossa atenção. Ficamos impressionados com os detalhes irreais das figuras. Jesus tem o porte de uma criancinha, mas suas feições são as de um menino maior. Maria e Jesus não estão inseridos numa cena, mas flutuam num fundo dourado.
O quadro foi pintado no estilo bizantino da Igreja Oriental. O objetivo desse estilo de arte não é mostrar uma cena ou pessoas bonitas, mas transmitir uma bela mensagem espiritual. Porque o artista está tentando comunicar algo mais glorioso do que qualquer coisa deste mundo, a pintura não é um retrato realista. A pintura bizantina é semelhante a uma porta. Ver uma linda porta é interessante, mas quem é que deseja ficar ali olhando a porta? A gente quer abri-la e entrar por ela! A porta pode ser atraente ou não, mas é apenas uma porta, para nos conduzir a um mundo novo.
É assim que devemos nos aproximar deste quadro. O artista, sabendo que ninguém na terra jamais saberia dizer qual o semblante real de Maria e de Jesus e que a santidade deles nunca poderá ser pintada com meios puramente humanos, retratou sua beleza e a sua mensagem em símbolos.

O que você vê quando olha para este quadro?

Antes de tudo, você vê Maria, porque ela domina o quadro e porque ela olha diretamente para você - não para Jesus, nem para o céu, nem para os anjos aos lados. Ela olha para você, como se quisesse lhe falar uma coisa muito importante. Seus olhos parecem sérios, até tristes, mas chamam a atenção.
É uma mulher importante, de poder e de nobreza. É representada sobre um fundo dourado, símbolo do céu na Idade Média. Traja um manto azul com forro verde e uma túnica vermelha. Azul, verde e vermelho eram as cores da realeza. Somente a Imperatriz podia usar essas cores.
A estrela de oito pontas sobre a sua fronte foi provavelmente acrescentada por um artista posterior, para representar o conceito oriental de que Maria é a estrela que nos guia até Jesus. Para reforçar o simbolismo, há uma cruz ornamental de quatro pontas no seu véu, à esquerda da estrela.
As letras acima da sua cabeça a proclamam Mãe de Deus (em grego).
Olhando para o quadro, sentimos que ela tem poder para interceder por nós no céu.
O olhar de Maria se dirige para você, mas seus braços seguram Jesus. Nos ícones bizantinos, Maria jamais é representada sem Jesus, porque Jesus ocupa o centro da nossa fé. Também Jesus veste as roupas da realeza. Somente o imperador podia usar a túnica verde, a faixa vermelha e o brocado de ouro representados na pintura. As iniciais gregas à direita do Menino e o seu halo ornado com uma cruz proclamam que ele é "Jesus Cristo".




Jesus não está olhando para nós, nem para Maria, nem para os anjos. Embora ele se agarre à sua mãe, seu olhar é distante, olha para alguma coisa que não podemos ver - algo que o fez voltar-se tão rápido para a sua mãe, que uma das suas sandálias quase caiu, algo que o faz agarrar-se a ela buscando proteção e amor.
O que teria assustado tanto o menino, o próprio Filho de Deus?
As figures que pairam de ambos os lados de Jesus e de Maria - identificadas pelas letras gregas acima deles como sendo os Arcanjos Gabriel e Miguel - nos dão a resposta. Em vez de portarem harpas ou trombetas de louvor, trazem os instrumentos da Paixão de Cristo.
À esquerda, Miguel segura uma urna contendo o fel que os soldados ofereceram a Jesus na cruz, a lança que atravessou seu lado e a vara com a esponja.


À direita, Gabriel carrega a cruz e quatro cravos. Jesus ficou conhecendo uma parte do seu destino - o sofrimento e a morte que o esperavam. Embora sendo Deus, ele também é humano e temeroso diante do seu terrível futuro. Voltou-se para a sua mãe, que o segura firme neste momento de pânico, do mesmo modo que ela estará a seu lado na vida e na morte. Ela não pode evitar seu sofrimento, mas lhe dá seu amor e seu conforto.




Então por que Maria está olhando tão atentamente para nós em vez de olhar para o seu filho necessitado? O seu olhar nos leva para dentro da história, nos torna parte da pintura e da dor. O seu olhar nos diz que, assim como Jesus voltou-se para a sua mãe e encontrou refugio, assim também podemos nos dirigir a Maria.
A sua mão não segura as mãos do filho assustado num aperto protetor, mas permanece aberta, convidando-nos a pôr as nossas mãos na sua, unindo-nos a Jesus.
Maria sabe que há muitas coisas em nossas vidas que são perigosas e terríveis, e que precisamos de alguém a quem procurar nas horas de sofrimento e de pavor. Ela nos oferece o mesmo conforto e o mesmo amor que deu a Jesus. Ela nos fala para nos dirigirmos a ela imediatamente como fez Jesus, tão rápido que nem nos devemos preocupar com o que vestimos, ou como vamos; o importante é chegar até ela.
O que você ainda está esperando?




Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Canto Inicial: Ó Mãe do Perpétuo Socorro
Dirigente: Aqui reunidos para honrar nossa Mãe, nosso Perpétuo Socorro, fiquemos de joelhos. Lembremos como Maria tem ajudado tanta gente. Toda a sua vida foi uma lição de amor.
Todos: Mãe do Perpétuo Socorro, encontramos hoje tamanhas dificuldades. O vosso quadro nos fala tanto a vosso respeito. Ele nos recorda o interesse pelo próximo, o auxílio aos necessitados. Ajuda-nos a entender que a nossa vida pertence aos outros, como também eles nos pertencem. Maria, modelo de amor cristão, sabemos que não somos capazes de curar todo doente, de resolver todo problema. Com a graça de Deus, porém, queremos fazer o possível. Sejamos verdadeiras testemunhas para o mundo de que o amor mútuo tem real valor. Que as nossas ações de cada dia proclamem quão profundamente as nossas vidas se deixam modelar pela vossa, ó Mãe do Perpétuo Socorro.
Dirigente: Maria, vós sois mulher de fé inabalável. Jamais vacilou vossa fé em Jesus. Modelo de todos os que crêem, rogai por nós ao Espírito Santo. Ajudai-nos não só a aceitar tudo o que vosso Filho nos ensina, mas também a colocar em prática o seu ensinamento.
Todos: Mãe do Perpétuo Socorro, quando criança, Jesus corria até vós para receber conforto e segurança. Não vistes nele apenas uma frágil criança: movida pelo Espírito Santo aceitastes Jesus como o Filho do Altíssimo, o Messias tão longamente esperado. Fazei-nos seguir o vosso exemplo de fé, ajudai-nos a reconhecer Jesus naqueles que encontramos, especialmente nos pobres e solitários, nos doentes e idosos. Fazei-nos recordar sempre, querida Mãe, que tudo quanto fizermos ao menor dos nossos irmãos, nós o fazemos ao vosso amado Filho. Que as palavras dele vivam em nossos corações e influenciem nossas vidas e as vidas das pessoas que encontramos.
Dirigente: Rezemos para sermos abertos à Palavra de Deus.
Todos: Maria, mulher de fé, considerastes e guardastes no coração o sentido das palavras e das ações de Deus. Generosamente respondestes à sua Palavra com a fé. Ao ouvirmos a Palavra de Deus, ajudai-nos a sermos atentos à sua mensagem. Que o Espírito Santo ilumine nossa inteligência e nos dê a coragem de pôr em prática estas palavras.
Dirigente: Fiquemos de pé e apresentemos a Deus nossos pedidos. Concedei sabedoria e discernimento ao Santo Padre, o Papa N., ao nosso Bispo N., a nossos sacerdotes e a todos os chefes da nossa nação, do estado e do município.
Todos: Interceda por nós vossa Mãe, Senhor.
Dirigente: Concedei a paz e a unidade a todo o mundo, especialmente a nossos lares e famílias.Todos: Interceda por nós vossa Mãe, Senhor.
Dirigente: Fazei que os jovens respondam generosamente ao chamado do Espírito Santo, aprofundando sua fé e escolhendo sua vocação na vida.
Todos: Interceda por nós vossa Mãe, Senhor.
Dirigente: Dai-nos constante saúde de corpo e alma e ajudai os doentes, especialmente a recuperar a saúde conforme vossa santa vontade.
Todos: Interceda por nós vossa Mãe, Senhor.
Dirigente: Concedei o descanso eterno a todos os nossos falecidos, especialmente e às almas de todos os fiéis falecidos
Todos: Interceda por nós vossa Mãe, Senhor.
Dirigente: Em silêncio, apresentemos nossos pedidos pessoais à nossa Mãe do Perpétuo Socorro.Dirigente: De joelhos, continuemos nossa oração:
Todos: Maria, humilde serva do Senhor, precisamos do vosso exemplo hoje para descobrir a vontade de Deus em nossas vidas. Vós sempre destes a Deus o primeiro lugar na vossa vida. Como meditastes a divina palavra no coração, ajudai-nos a buscar em tudo o que fazemos o plano de Deus. Dai-nos a convicção de que nada é mais importante do que fazer a vontade do nosso Pai celeste. Fazei que passemos cada momento procurando o seu amor e o seu agrado. Ajudai-nos a seguir o vosso exemplo, proclamando: Estou a serviço do Senhor: eu quero o que Deus quer, quando e como ele quer, e porque ele o quer.
Dirigente: Mãe do Perpétuo Socorro, o vosso quadro nos lembra que temos de carregar nossa cruz como Jesus o fez. Com coragem, ele enfrentou a injustiça, o abandono e a traição, a dor e o sofrimento, até mesmo a morte de um criminoso.
Todos: Maria, para vós olhamos como nosso modelo de coragem no sofrimento. Participastes do sofrimento e da morte do vosso Filho. Agora participais da sua Ressurreição. Nós também, participamos da cruz de Cristo, e um dia, como vós, vamos participar plenamente da sua Ressurreição. Tornai-nos pacientes no sofrimento, e confiantes no amor carinhoso do nosso Pai celeste. Experimentem o poder salvador do vosso Filho todos os que sofrem no corpo ou na alma. Ajudai-nos a seguir o seu exemplo, e por ele, com ele e nele, recomendar-nos à bondade do nosso Pai celeste.
Dirigente: Peçamos a Maria que guarde nossas famílias.
Todos: Mãe do Perpétuo Socorro, abençoa as nossas famílias com o vosso terno e maternal amor. Que o sacramento do matrimônio promova uma crescente união entre os esposos, para que sejam sempre fiéis e se amem mutuamente como Cristo nos ama. Ajudai a todos os pais e mães para que orientem com amor os filhos que Deus lhes confiou. Sejam sempre modelos de verdadeira vida cristã. Ajudai todos os filhos a amar e respeitar seus pais. Ensinai a todos o valor do matrimônio cristão e da vida de família. Dai-nos senso de responsabilidade, para que façamos habitar em nossos lares o amor e a paz. Maria, nosso modelo, ajudai todas as famílias a crescer diariamente no genuíno amor a Deus e ao próximo, de modo que a justiça e a paz floresçam por toda a parte na família humana.
(O seguinte Ato de Consagração deve ser rezado na primeira semana do mês. Nas outras, saltam-se os dois parágrafos seguintes.)
Dirigente: Renovemos nosso Ato de Consagração.
Todos: Em união com os membros da Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aqui e em todo o mundo, nós nos consagramos ao vosso serviço. Prometemos renovar essa consagração uma vez por mês e receber freqüentemente os sacramentos. Pedimo-vos que nos obtenhais a graça de imitar o vosso grande servo, Santo Afonso, no seu amor a vós e ao vosso Filho.
Dirigente: Desde o primeiro momento da sua existência, o Espírito Santo encheu Maria com o seu amor. Pelo seu poder, ela tornou-se a Virgem Mãe de Deus. Pelo mesmo Espírito Santo, ela tornou-se a perfeita esposa, a Mãe perfeita. Que nós imitemos a sua generosidade, a sua abertura ao Espírito Santo. Rezemos:
Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os nossos corações com a vossa alegria e a vossa paz, com vosso poder e vosso amor, com a vossa constante presença dentro de nós.
Dirigente: Recebei o Espírito Santo. Que ele esteja convosco para vos fortalecer, acima de vós para vos proteger, à vossa frente para vos guiar, dentro de vós para tomar posse de vós inteiramente. Pelas preces de nosso santo padroeiro, Santo Afonso, pela intercessão de Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, pelos méritos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, presente no Santíssimo Sacramento do altar, que a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
Todos: Amém.
Canto Final
































Nenhum comentário: